• Novos sistemas de Licitação e Contratos Web são apresentados aos usuários

    A partir da próxima segunda-feira (11), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) dá início a utilização das novas plataformas dos sistemas Licitações Web e Contratos Web. Para tanto, o Tribunal realizou nesta sexta-feira, na Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), uma atividade de apresentação dos novos sistemas para gestores e usuários dessas plataformas.

    O auditor de controle externo, Elbert Alvarenga, apresentou os sistemas e explicou o por quê da criação dessas novas plataformas.”O antigo Licitações Web foi feito numa plataforma antiga que não é adequada para os padrões atuais de tecnologia, além de estar defasado em relação a legislação. Por isso, o novo sistema é adaptado para todos os navegadores e apresenta novas ferramentas”, explicou.

    Além de uma nova plataforma para licitações, foi apresentado um sistema próprio para os contratos dos órgãos municipais e estaduais, que, segundo Elbert, pode agilizar o cruzamento de dados. “O Contratos Web vem para armazenar informações sobre os contratos em vigor, ou já finalizados, que o tribunal não dispunha de forma eletrônica, apenas  de forma impressa”, apontou.

    Ele ainda tranquilizou os usuários, em relação a migração de processos do sistema antigo para o novo. “Todas as licitações que estavam no sistema antigo serão migradas para o sistema novo, mas as informações de dispensa e inexigibilidade de licitação vão permanecer para consulta, mas não serão migradas porque houve uma modificação total delas. Apenas novas informações serão disponibilizadas no novo sistema”, concluiu.

    De acordo com a auditora de controle externo, e integrante da equipe de desenvolvimento do sistema, Auricélia Cardoso, a apresentação ajuda na ambientação dos usuários com a nova ferramenta. “Estamos apresentando o sistema para que os usuários possam conhecer as novas plataformas, aprendam a mexer nos sistemas, vejam as ferramentas que foram incluídas, como proceder para cadastrar e divulgar os procedimentos”, afirmou.

    Representantes de vários órgãos estaduais e municípios piauienses compareceram a apresentação, dentre eles a contadora e consultora do município de São Miguel do Tapuio, Diane Carvalho de Amorim. Ela é uma das que aprovaram as mudanças apresentadas nas novas plataformas. “Melhoraram as ferramentas de trabalho tanto para o gestor, quanto para o público e também para os técnicos que trabalham na área. Uma plataforma dessas é bem vinda pois faz com que o município gerencie mais informações em tempo real, de maneira concreta, cumprindo com a lei de informação e de transparência”, apontou.

    Os novos sistemas foram desenvolvidos por uma equipe composta por membros das diretorias de Tecnologia da Informação (DTI), de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) e Estadual (DFAE), e estarão disponíveis no site do TCE-PI a partir desta segunda-feira (11) . Os usuários, entretanto, já podem ter acesso aos manuais de acesso por meio deste link.