• Prevenção ao coronavírus é tema de palestra para servidores do TCE/PI

    , em Coronavírus, Notícias

    Na manhã da última segunda-feira (09), os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) participaram de uma palestra, promovida pela seção de Serviços Integrados de Saúde, para discutir qual a real situação do novo coronavírus (COVID-19) e os riscos que podem proporcionar a população. Além disso, técnicas de prevenção e tratamento foram compartilhadas com os participantes.

    A atividade foi ministrada pelo médico infectologista da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Carlos Gilvan Nunes de Carvalho, que explicou qual a situação da doença no Brasil, e quem realmente deve procurar o atendimento na rede de saúde.

    “Hoje, em Teresina, só se enquadra como caso suspeito da doença o paciente que tenha realizado uma viagem internacional no período de 14 dias e, dentro desse período, tenha evoluído para um sintoma de febre, tosse e incômodo na garganta. Assim como no resto do país, ainda não se considera a transmissão comunitária, aquela onde não apenas a situação de viagem, mas também o contato com alguém com os sintomas, poderia espalhar a doença”, afirmou.

    Carlos Gilvan, infectologista da FMS

    O médico recomendou ainda que aqueles que se enquadrem entre os casos suspeitos procurem o quanto antes atendimento na rede de saúde, tomando as devidas precauções, 

    “Em caso de suspeita, procure o atendimento na unidade de saúde mais próxima, ou médico de confiança. Se está com algum sintoma respiratório é conveniente usar a máscara durante o período em que se procura o atendimento médico, como forma até de proteger as demais pessoas. A rede pública municipal está preparada para receber os pacientes e coletar material para exame, se for um caso suspeito”, apontou.

     

    Informações sobre o Covid-19

    De acordo com a chefe da Seção de Saúde do TCE/PI Kelly de Sousa Maciel, a difusão de informações falsas sobre a doença prejudica o seu combate, aumentando a importância de atividades como palestras e outras campanhas junto aos servidores.

    “Devido aos casos de Coronavírus e a apreensão pela falta de informações, ou mesmo muitas fake news que são disseminadas, é muito importante termos um profissional para esclarecer nossas dúvidas tranquilizar mais os servidores, além de fazer com que fiquem mais atentos aos sinais e aos cuidados que devem ter”, explicou.

    Kelly de Sousa Maciel, chefe da Seção de Saúde do TCE/PI

    Kelly também afirmou que o TCE/PI busca outras ações para previnir não apenas o Covid-19, mas outras doenças respiratórias comuns no Brasil. “Vamos continuar falando sobre o assunto, disseminando informação, além de desenvolver práticas e ações que já temos desenvolvido em anos anteriores. Vamos tentar adiantar, assim como o Ministério da Saúde vem fazendo, o período de vacinação para prevenção da gripe e de outras doenças respiratórias”, concluiu.

    Para ficar atento aos novos casos confirmados da doença, além de se atualizar quanto as dicas para prevenção e cuidados com a saúde, o servidor e a população, em geral, podem buscar informações na página do Ministério da Saúde dedicada ao tema.

    Nela, constam detalhes como as formas de prevenção e de higienização que podem diminuir, ou mesmo evitar, a contaminação pelo coronavírus ou demais doenças respiratórias. Você pode acessar através deste link.

    Infográfico/TCEPI