A Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica do TCE-PI apresentou o relatório preliminar do Marco de Medição do Desempenho- Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas Do Brasil – MMD-QATC, nesta manhã (15), aos conselheiros, procuradores e diretores.
O relatório é uma fotografia panorâmica do TCE-PI que irá direcionar as ações da instituição. O QATC tem como objetivo verificar o desempenho dos Tribunais de Contas em comparação com as boas práticas internacionais e diretrizes estabelecidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, assim como identificar os seus pontos fortes e fracos.
“Desde abril estamos executando esse projeto no TCE-PI, sensibilizamos todos os atores envolvidos no processo, aplicamos os relatórios e elaboramos o relatório preliminar que será enviado para Atricon. Em outubro, uma comissão da Atricon visitará o Tribunal para finalizar o processo de medição de desempenho e certificar a garantia de qualidade do relatório”, esclareceu o auditor de controle externo, Francisco Macedo, da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica.
O QATC fortalece o sistema nacional de controle externo e contribui para que os Tribunais de Contas atuem de maneira harmônica e uniforme, aprimorem a qualidade e agilidade das auditorias e dos julgamentos, valorizando o controle social e oferecendo serviços de excelência, a partir de um padrão de fácil verificação e confirmação.
O conselheiro substituto, Jaylson Campelo, explicou que a partir da análise desses dados “teremos um perfil de como o Tribunal está e poderemos elaborar um plano de ações para melhorar e alcançar a máxima eficiência no serviço público. É um estudo bastante detalhado que abrange todos os setores do Tribunal e será de fundamental importância para o planejamento estratégico da Corte de Contas”.