O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Luciano Nunes, recebeu na manhã de hoje, 05, uma comissão de delegados de polícia do Piauí. A reunião teve como objetivo alertar o presidente da Corte sobre os riscos de um projeto de lei que prevê a criação de cargos comissionados para realizarem parte das funções de um delegado.
Em 2010 o Tribunal declarou irregulares todos os pagamentos efetuados a quem exercesse funções de delegado de polícia. Na ocasião, 200 policiais militares foram exonerados e 90 delegados aprovados em concurso foram convocados.
Os delegados alegam que contam com 49 classificados em concurso aguardando nomeação e que a criação desse tipo de cargo ataca o exercício legal da profissão. Um requerimento formal será encaminhado ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público.
A presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Estado do Piauí, Andrea Magalhães, adiantou que a classe está se articulando para barrar a iniciativa. “Mesmo o projeto não tendo saído do papel, entendemos que só a cogitação já é passível de total questionamento.” O presidente Luciano Nunes disse estar à disposição para o diálogo e prometeu agilizar o processo de uma eventual solicitação de consulta técnica requerida pelos delegados.