Relatório preliminar para aperfeiçoamento da Junta Comercial é apresentado

, em Destaques

alt

O Tribunal de Contas do Estado Piauí realizou na manhã de hoje (02) uma apresentação do relatório preliminar da auditoria temática da Junta Comercial do Estado.

O chefe do Núcleo de Gestão Estratégica da Informação (NUGEI), José Inaldo de Oliveira, explicou que a auditoria temática tem como objetivo fazer uma avaliação técnica das ameaças, oportunidades, forças e fraquezas do auditado, com a valoração objetiva dos aspectos da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade do seu afazer e com a finalidade de promover o seu aperfeiçoamento.

“Desde 2015 estamos nesse processo com a Jucepi, avaliando amplamente o modelo de gestão, o desempenho do órgão no que diz respeito à sua missão institucional. Contextualizamos a situação que o órgão se encontra hoje, identificamos as fraquezas e os desafios para o aperfeiçoamento da gestão”, explicou José Inaldo.

alt

O relatório preliminar apresentado contém as recomendações do TCE-PI para o Executivo, o Legislativo e para a Jucepi visando o aperfeiçoamento da gestão da instituição. Entre elas estão: estudar a criação e instituição de um Fundo de Modernização para a JUCEPI; criar, no âmbito da Comissão Técnica de Infraestrutura e Política Econômica, uma subcomissão para acompanhar e contribuir com o processo de modernização da JUCEPI; elaborar um Plano Estratégico Plurianual para o órgão; promover ações voltadas ao combate à corrupção e lavagem de dinheiro e ampliar os serviços on line.

“Para tudo na vida precisamos de parceria e essa com o TCE-PI é muito produtiva. A presença dele eleva a credibilidade da instituição e só vem a colaborar para que a eficiência dos serviços oferecidos pela Junta Comercial. Estamos empenhados e é fundamental o monitoramento do órgão de controle externo para a continuação desse progresso independente de mudança de Administração”, disse a  presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto.

Participaram da reunião representantes da Junta Comercial, do Sebrae, da Controladoria Geral do Estado, da Fecomércio e do TCE-PI. O relatório foi aprovado pelos presentes e será apresentado para apreciação no Plenário do Tribunal de Contas.

alt

alt