Tribunal de Contas aprimora técnica de análise de processos

, em Destaques
alt

alt

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí está treinando os servidores da  Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal – DFAM para que possam operar com maior eficiência e precisão na análise de processos concomitantes.

O treinamento, realizado na Escola de Gestão e Controle (EGC), do TCE-PI, é ministrado pelo chefe do Núcleo de Gestão Estratégica da Informação (NUGEI), José Inaldo de Oliveira. “Nós queremos compartilhar instrumentos de informática que proporcionem melhorias e  facilitem o nosso trabalho. Além disso, essa atualização traz como benefício uma segurança maior ao Tribunal no processo de julgamento, pois essas análises concomitantes são mais consistentes e aprimoradas”, disse. 

alt

A capacitação tomou como parâmetro o Manual de Monitoramento das Despesas Públicas. Os técnicos puderam ver na prática como funcionam os sistemas do Tribunal e como podem utilizá-los de forma mais proveitosa, além de acompanharem a análise de denúncias recebidas recentemente. 

A mudança na forma de analisar os processos é para que, na etapa de julgamento, o órgão possa agir de maneira mais preventiva. “Antes nós trabalhávamos com análises arquivadas, a partir deste ano as análises do Tribunal de Contas serão atualizadas, ou seja, vamos trabalhar com procedimentos recentes”, disse o Diretor da DFAM, Vilmar Barros.

“O foco é a concomitância, é isso que queremos reforçar nesse treinamento que deve durar cerca de quinze dias, onde utilizaremos técnicas de monitoramento eletrônico para que os servidores entendam esse processo de mudança de forma prática e eficiente”, disse o instrutor Inaldo. 

alt

alt