As inscrições para o XXVI Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante do Tribunal de Contas do Piauí estão abertas. O evento será realizado em Teresina, entre os dias 8 e 10 de março, trazendo palestras sobre práticas eleitorais, noções de boa governança, além de minicursos sobre prestações de contas, licitações e execução de obras públicas.
O TCE-PI, através da Escola de Gestão e Controle (EGC), tem realizado várias edições do Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos gestores municipais sobre o exercício da responsável eficiente gestão e do efetivo controle da Administração Pública.
Os Seminários percorrem todo o Estado levando informação e conhecimento para as prefeituras. Os municípios de Pio IX, Castelo do Piauí, União, Picos, São Raimundo Nonato, Paulistana e Oeiras serão visitados durante todo este ano.
Em 2015, O Tribunal capacitou quase três mil pessoas, entre gestores, profissionais liberais, servidores e cidadãos em geral, nas seis edições do Seminário de Formação. “Cada evento realizado no interior do estado recebe em média 400 pessoas que buscam conhecer as práticas de gestão pública e a boa administração. Este ano nós continuamos a visitar os órgãos dessas cidades para que haja a consciência da importância desses seminários”, diz o coordenador de seminários, Francisco Mendes.
Além dessa atualização de conhecimento para os gestores em serviço, a Escola de Gestão e Controle tem uma proposta para capacitar os candidatos eleitos que devem assumir prefeituras no ano de 2017. Esse projeto tem como objetivo fazer com que os gestores comecem a mandato informado de suas obrigações e permissões como administrador de recursos públicos.