O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) vai implantar no Piauí o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), programa que medirá a efetividade da gestão a partir da avaliação da aplicação dos recursos públicos e outros indicadores das prefeituras municipais. A proposta foi apresentada nesta terça-feira pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes Santos, ao presidente da APPM, Arinaldo Leal, durante reunião no Tribunal de Contas.
Luciano Nunes disse que o IEGM vai levantar indicadores dos municípios nas áreas de saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, proteção das cidades, sustentabilidade ambiental e governança de tecnologia e informação. “Esses dados indicarão o grau de efetividade da gestão municipal. Ou seja, por meio deles será possível dizer até que ponto a gestão de determinado município está sendo eficaz na aplicação dos recursos públicos e gerando resultados concretos para a comunidade”, explicou.
Instituído pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão de estudos, pesquisas e capacitação dos Tribunais de Contas de todo o país, o IEGM tem por objetivo medir a qualidade dos gastos municipais e avaliar as políticas públicas do gestor municipal.Luciano Nunes adiantou que o IEGM não tem finalidade de fiscalização, mas é uma forma de mostrar se a visão e os objetivos estratégicos dos municípios estão sendo alcançados de forma efetiva. Com isso, o prefeito e outros gestores podem orientar suas ações para melhorar os resultados dos projetos e políticas públicas implementados nos municípios.
O presidente da APPM, Arinaldo Leal, disse que os prefeitos piauienses estão dispostos a implementar medidas que possam efetivamente contribuir para a melhoria da gestão. “O TCE-PI tem sido um parceiro da APPM e das prefeituras piauienses, sobretudo na adoção de medidas para orientar as boas ações nos municípios”, afirmou. Ele solicitou informações mais detalhadas do TCE sobre o Índice de Efetividade e convidou o presidente Luciano Nunes para apresentar o projeto em assembleia geral da APPM, que será realizada no próximo dia 27.
A reunião contou ainda com a participação da conselheira Lilian Martins, do conselheiro-substituto Allisson Araújo, do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, e do diretor da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (Dfam), Vilmar Barros, além da equipe de coordenação do IEGM no TCE-PI.