Mais de 2.600 pessoas participaram dos Seminários de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante realizados este ano pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O número representa quase 90% do total de participantes dos seminários realizados por todo o ano de 2015. Os eventos deste ano foram realizados em Teresina, Pio IX, Castelo do Piauí, União e Fronteiras, reunindo prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de conselhos comunitários e outros interessados.
O próximo seminário será em Uruçuí, na região dos cerrados piauienses, no final de julho. Esses eventos envolvem palestras, debates e minicursos nas áreas de gestão, licitações e contratos, prestação de contas e execução de obras. O primeiro foi realizado em Teresina, no início de março, reunindo cerca de 500 participantes. O último ocorreu em Fronteiras, no final de junho, e atraiu mais de 400 participantes da cidade e de municípios vizinhos.
Os seminários de formação de gestores e controladores sociais objetivam conscientizar os participantes da importância do papel de cada cidadão como agente de fiscalização e controle da administração pública. “A ideia é despertar a consciência coletiva para a importância de cada um na fiscalização e controle da gestão pública, denunciando aquilo que julgar necessário, para que o TCE e outros órgãos de controle apurem e apliquem as punições devidas, quando for o caso”, explica o presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes.
Realizados pela Escola de Gestão e Controle do TCE-PI, os seminários capacitam os gestores e dão instrumentos à população para fiscalizar e denunciar irregularidades nas administrações públicas, observa o diretor da ECG, conselheiro-substituto Delano Câmara. Em 2015, segundo o coordenador dos seminários, Francisco Mendes, foram capacitados cerca de 3 mil pessoas, entre gestores, profissionais liberais, servidores e cidadãos em geral, nas seis edições do evento.