O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) farão parceria para compartilhar o aplicativo Gestão Transparente, criado pelo Governo do Estado para receber informações, denúncias, críticas e sugestões da população sobre os serviços prestados pelos órgãos da administração pública estadual.
A parceria foi discutida durante reunião nesta quarta-feira (24), do presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, com o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, e diretores e técnicos dos dois órgãos. O objetivo da parceria é estender a ferramenta ao TCE-PI, para que as demandas dos cidadãos referentes a municípios também possam ser atendidas.
O aplicativo Gestão Transparente foi lançado este ano e tem o objetivo de estreitar os laços entre a população e o Governo do Estado, por meio de interação via dispositivos móveis, permitindo ao cidadão enviar elogios, sugestões, críticas e denúncias. Por meio do aplicativo, o cidadão pode ainda acompanhar as notícias do governo e consultar dados financeiros e administrativos extraídos do Portal da Transparência.
Com a expansão para o TCE, as informações referentes a obras e serviços realizados pelas prefeituras poderão ser acompanhadas pelos auditores de controle externo. O gerente de Tecnologia da Informação da CGE, Márcio Barros, disse que já são parceiros da Controladoria a Coordenadoria de Comunicação do Estado (Ccom), a Ouvidoria Geral, Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a ATI (Agência de Tecnologia da Informação). “O TCE fortalecerá ainda mais essa colaboração”, destacou.
O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, disse que o Tribunal de Contas permitirá uma interação mais efetiva no sentido de fornecer respostas às principais demandas da sociedade, principalmente no tocante às informações das prefeituras. O presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, disse que muitas denúncias e informações dos municípios se perdem porque fogem às atribuições da Controladoria. “Com esse aplicativo, o Tribunal terá acesso a essas informações e denúncias, e poderemos encaminhar as providências”, afirmou.