Rede de Controle discute atuação do Observatório Social

, em Destaques

alt

A Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí se reuniu nesta sexta-feira (11), na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), para discutir ações e definir estratégias de atuação. A reunião contou com a participação do presidente do Observatório Social do Brasil/Picos, Tiago Lopez Rego, e de representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI).

Thiago Lopez falou sobre os objetivos e apresentou as diretrizes de funcionamento dos Observatórios Sociais. A reunião constituiu mais uma etapa para a formação da comissão Observatório Social de Teresina, que tem como objetivo disponibilizar profissionais voluntários para atuarem no combate à corrupção na capital, num trabalho de reforço aos órgãos de controle e fiscalização que compõem a Rede de Controle.

Os Observatórios Sociais são espaços democráticos apartidários que reúnem o maior número de entidades representativas da sociedade civil, atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. Esse trabalho é feito por meio de monitoramento das licitações municipais e de ações de educação fiscal, visando contribuir para a melhoria da gestão pública. No Piauí, Picos foi o primeiro município a receber um Observatório Social.

Estiveram presentes na reunião representantes do TCE-PI e do CRC-PI, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministério Público do Estado (MPE) e do Ministério Público de Contas (MPC). “O Observatório Social de Picos surgiu através da sociedade civil, por meio também de várias entidades: maçonaria, associação comercial, a igreja católica, Ministério Público, Sindicatos, profissionais liberais, estudantes. É um movimento inerente à sociedade e, com isso, nós colocamos uma lupa nos gastos do município e conseguimos contribuir efetivamente com a cidade”, aborda Tiago Lopez.

O auditor de controle externo Paulo Henrique Castelo Branco, do TCE-PI, disse que a iniciativa do Observatório Social fortalece o controle social da gestão pública e reforça a ação dos órgãos de controle e fiscalização na prevenção aos atos de má gestão. “É fundamental essa atuação da sociedade civil para a efetividade do trabalho dos órgãos de controle e fiscalização”, observou.

alt

alt