Os auditores de Controle Externo do TCE Piauí, Arthur Cunha e Omir Honorato, participaram da cerimônia de formatura da primeira turma do MBA em Auditoria e Inovação no Setor Público, na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF, nessa quinta-feira (03). O curso é fruto da parceria entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), com o objetivo de capacitar membros e servidores dos Tribunais de Contas de todo o país.
Com carga horária de 517 horas-aula e abordagem interdisciplinar, o MBA foi iniciado em maio de 2022 e concluído em dezembro de 2024, com a aprovação de 120 formandos e, entre eles, além dos dois auditores mencionados, os também auditores do TCE-PI, João Luís Júnior, Liana Melo, Lívia Ribeiro, Rafaella Luz, Rayane Marques e Auricélia Cardoso, concluíram o curso, participando da solenidade de formatura de forma remota.
A formação proporcionou aos participantes o desenvolvimento de competências essenciais para a modernização da Auditoria Governamental, com ênfase na inovação e na transformação digital. A iniciativa reforça o compromisso do IRB com a qualificação dos profissionais do Sistema de Controle Externo brasileiro, visando uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos públicos.
O evento contou com uma palestra especial e homenagens aos alunos que se destacaram durante o curso. Foram entregues menções honrosas aos alunos nota 10 (os auditores Arthur e Omir estão entre eles), troféus nominais e diplomas simbólicos aos formandos presentes.
O curso foi concebido para promover a educação continuada de servidores públicos e suprir a demanda crescente de capacitação de técnicos e gestores no âmbito de políticas públicas, especificamente, na gestão de políticas públicas finalísticas, que intensificam a necessidade de ações setoriais e de qualificação de processos e de avaliação de políticas públicas, a partir da utilização da auditoria aplicada ao setor público.
O avanço de conhecimento na área de novas tecnologias e aplicação de sistemas de informação ao setor público, bem como os novos modelos de auditoria de resultados, demandam o desenvolvimento de competências para a gestão eficaz, transparente e compartilhada das políticas públicas. O curso teve como eixo central as Auditorias de Contas e Operacional, além da Inovação no Setor Público.