Os órgãos que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí discutiram na manhã desta sexta-feira (27) o planejamento de ações para 2017, durante reunião no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Foram avaliados os resultados de operações e trabalhos em conjunto realizados em 2016 e debatidas as propostas de criação do regimento interno da Rede e de uma homepage ou fanpage para melhor divulgação das operações e prestação de serviços.
A Rede de Controle integra vários órgãos de fiscalização, investigação e controle, num trabalho de cooperação e compartilhamento de informações sobre a gestão pública. O objetivo é potencializar o trabalho de combate à corrupção e à má gestão. A interação com o público por meio das redes sociais é uma das preocupações da Rede de Controle para 2017, conforme adiantou o auditor de controle externo Paulo Sérgio Castelo Branco, do TCE-PI.
Ele ressalta que a criação de uma página no Facebook seria a melhor solução para obter maior alcance e engajamento dos cidadãos no trabalho da Rede de fiscalização da gestão pública. “A presença nas redes sociais será um canal a mais de interação com o público, e uma ferramenta para a sociedade em geral fazer denúncias e críticas” afirma.
Foi a primeira reunião do ano dos representantes dos órgãos que compõem a Rede de Controle, que se reúnem mensalmente para apresentar e avaliar resultados e definir as diretrizes para os meses seguintes. Estiveram presentes na reunião os representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual e da Polícia Civil, procuradores do Ministério Público de Contas (MPC-PI) e diretores e auditores fiscais do TCE-PI.