Mais de 1.500 pessoas participaram do IV Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante em Picos, realizado de 30 de março a 1º de abril pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle. Foi o segundo evento do TCE-PI este ano destinado aos novos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outros gestores que tomaram posse em 1º de janeiro – o primeiro foi em Parnaíba, em fevereiro.
O seminário, que reuniu gestores e representantes de entidades comunitárias de Picos e mais 23 municípios da região, consta de palestras e minicursos sobre licitações, prestação de contas, realização de contratos, controle interno e outros temas relacionados à administração pública. O objetivo é qualificar os participantes sobre normas e obrigações da gestão pública e orientar representantes de entidades sobre formas de contribuir com a fiscalização dos atos da administração das cidades.
O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, disse que o evento é uma forma de o TCE-PI ajudar os gestores a promover a boa gestão pública. “Esses eventos servem para orientar os gestores e preparar o cidadão para ajudar na fiscalização, mas nós do TCE também aprendemos. Neste aspecto, completa-se o círculo virtuoso do saber: ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo”, observou. O coordenador-executivo dos seminários, Francisco Mendes, disse que tem aumentado o interesse dos gestores especialmente pelos minicursos.
Para ele, “isso demonstra a disposição dos gestores em se qualificar e melhorar a gestão, que é a finalidade principal dos seminários”. Os prefeitos confirmam essa premissa. Padre Walmir Lima (PT), prefeito de Picos, lembrou que nem todos os gestores são formados ou têm vocação para a administração. “Por isso, precisamos aprender a ser mais gestores do que políticos. E esses seminários do TCE servem para isso, para nos ajudar a administrar melhor”, disse.
Ogilvan Oliveira (PSD), prefeito de Jaicós, que levou sua equipe para o evento, disse que o seminário oferece a oportunidade de os gestores aprenderem mais sobre administração pública. “A principal preocupação nossa é com a parte burocrática da gestão – licitações, contratos, a parte jurídica. E acho que eventos como este podem nos ajudar a aumentar nosso conhecimento sobre essas questões”, disse. Veterano em gestão pública – foi eleito pela primeira vez em 1982 -, o prefeito de Ipiranga, Zé Maria (PP), está iniciando o quinto mandato.
Segundo ele, tem aumentado a cobrança da população por gestões mais eficientes. “Isso nos obriga a buscar formas de aprender mais”, observou. O prefeito de Francisco Santos, Luís José (PT), disse que uma das grandes dificuldades dos prefeitos é encontrar pessoal qualificado para administrar as cidades. “Neste aspecto, eventos com este do TCE são fundamentais para nos ajudar a formar equipes. Porque quanto mais conhecimento tivermos, melhor faremos nosso trabalho”, observou.