O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) prestou homenagem, nesta terça-feira (29), ao ex-conselheiro Walmor Carvalho, com o descerramento da placa do Anexo I da Corte de Contas, agora chamado oficialmente Edifício Conselheiro Walmor Carvalho. Ele foi conselheiro do TCE-PI entre 1987 e 1994, quando se aposentou, e faleceu em outubro de 2016.
O ato ocorreu na manhã desta terça-feira e reuniu conselheiros e servidores do TCE-PI, a viúva do ex-conselheiro, Teresinha de Jesus Rocha de Carvalho, e as filhas Teresa Emília de Carvalho Melo e Ana Teresa Rocha de Carvalho, além de outros familiares e amigos. A homenagem foi aprovada por unanimidade pelo Pleno do TCE-PI, por meio da Resolução TCE/PI nº 31/2016, proposta pelo conselheiro-substituto Jackson Veras.
Ele disse que não conviveu pessoalmente ou profissionalmente com Walmor Carvalho, mas, frisou, “sei da retidão como homem público e da importância que teve para o controle externo”. O conselheiro Luciano Nunes, decano do TCE-PI e amigo pessoal de Walmor Carvalho, lembrou passagens da vida do ex-conselheiro e destacou sua trajetória política e profissional. “Foi seguramente um dos homens mais inteligentes, sérios e corretos que conheci e com quem tive a honra e a alegria de conviver”, afirmou.
A filha Teresa Emília de Carvalho Melo agradeceu a homenagem em nome da família. “Em todos os seus trabalhos destacou-se por sua seriedade, honestidade e transparência, princípios que nortearam sua vida”, destacou. O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, entregou aos familiares uma placa com a reprodução da Resolução que deu ao prédio o nome do ex-conselheiro.
Olavo Rebelo agradeceu aos familiares e amigos de Walmor Carvalho pela presença e também destacou a importância do homenageado para o TCE-PI e o controle externo. “Sentimo-nos honrados e felizes por poder homenagear pessoas como o conselheiro Walmor Carvalho, que dedicou boa parte de sua vida na missão do controle externo”, disse.
O HOMENAGEADO – Luiz Walmor Barbosa de Carvalho, natural de Oeiras, foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de 1987 a 1994, quando se aposentou. Foi ainda deputado estadual, eleito em 1970 e reeleito em 1974, e diretor-geral do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) no Piauí. O ex-conselheiro faleceu em 6 de outubro de 2016, aos 92 anos.