O corregedor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Olavo Rebelo e o conselheiro substituto Jaylson Campelo, participam da Reunião dos presidentes dos Tribunais de Contas e do Encontro do Conselho Deliberativo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O evento acontece nos dia 21 e 22 de março, no auditório do Tribunal de Contas da União (TCE), em Brasília.
Durante o Encontro, será feito o lançamento oficial das Auditorias Coordenadas nas áreas de Educação e Meio Ambiente. O trabalho pretende identificar os principais problemas que afetam a qualidade e a cobertura do ensino médio no Brasil e avaliar as ações governamentais. Através da Auditoria na área de Meio Ambiente, serão avaliadas as Unidades de Conservação (UC) no bioma Amazônia.
O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, destaca que o aspecto importante das auditorias coordenadas é a busca do aperfeiçoamento dos sistemas de controle e de fiscalização também nos estados e municípios, fortalecendo o sistema de tribunais de contas no país. Para Nardes, “as auditorias coordenadas são instrumentos importantes nesse projeto, pois ao mesmo tempo em que favorecem o intercâmbio de experiências, promovem a capacitação dos participantes, ajudando a fomentar, também, o avanço das instituições de controle”.
Durante o evento,também serão apresentadas parcerias com o Ministério da Previdência, Ministério da Fazenda e Conselho Federal de Contabilidade, nas quais o Instituto Rui Barbosa será o responsável pela capacitação de técnicos de Tribunais de Contas e Jurisdicionados.Na programação desta sexta-feira, o conselheiro substituto Jaylson Campelo, que é diretor administrativo da Atricon, coordena o painel sobre Índice de Qualidade do Controle Externo. O evento acontece a partir das 14:30h, no auditório do Anexo III do TCU.
Com informações do site atricon.org.br