A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) reprovou, na na sessão desta quarta-feira,3, as contas da Prefeitura de Uruçui, acatando parecer do procurador do Ministério Público de Contas, Márcio Vasconcelos. O Tribunal decidiu pela a aplicação de multa e imputação de débito ao ex-prefeito Valdir Soares da Costa, gestor do exercício de 2010. Por decisão do TCE, Soares está inabilitado para o serviço público, por um período de cinco anos. O relator do processo foi o conselheiro Abelardo Vilanova.
O TCE também decidiu instaurar tomada de contas especial para apurar o débito e delimitar as responsabilidades pelos recursos público recebidos, através de convênios, sem a devida comprovação e vai apurar a emissão de notas frias, com indícios de desfalques e desvio de dinheiro, bens e valores públicos.
A decisão do Tribunal e a cópia da documentação analisada serão encaminhados à Polícia Federal e à Procuradoria da República Federal , em razão das irregularidades detectadas e ao promotor de Justiça da Comarca de Uruçui, para providências.