O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, virá ao Piauí nesta sexta-feira,23. O ministro visitará a Escola Agostinho Brandão, em Cocal dos Alves, com o objetivo de conhecer o modelo de gestão adotado pela Escola, que é destaque nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em premiações de Olimpíadas de Matemática.
Em parceria com os Tribunais de Contas dos Estados, o TCU coordena a Auditoria em Educação (Ensino Médio) que fiscaliza a gestão da Educação no país. A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheira Waltânia Alvarenga, acompanhará o ministro e as equipes de auditoria. Durante a visita técnica, o ministro Augusto Nardes conversará com diretores e coordenadores da Escola e com grupos de alunos e professores.
No Brasil, 51 milhões de jovens cursam o ensino básico e fundamental e 8,3 milhões cursam o ensino médio. As estatísticas apontam o baixo índice de conclusão desta etapa escolar: menos de 50% completam o ensino médio. Esses alunos permanecem, em média, sete anos e três meses nas escolas, enquanto a grade para conclusão é de nove anos. “Esses números preocupam o TCU, que passou a priorizar a fiscalização da gestão da educação”, disse o ministro Nardes, declarou o ministro, durante Seminário de lançamento da Auditoria, realizado no mês passado, em Brasília.
A ESCOLA
Localizada no município de Cocal dos Alves, a 260 km de Teresina, a Escola Augustinho Brandão foi a que teve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, entre aquelas com alunos de baixa renda. A média obtida pelos estudantes foi superior à nacional, superando mais 5 mil instituições públicas e privadas. O desempenho da Augustinho Brandão ultrapassou 32 escolas do país que têm os alunos mais ricos (renda familiar de mais de 12 salários mínimos).
No ranking nacional, com 10.076 escolas (com alunos de todos os níveis socioeconômicos), ela fica na posição 4.260. No Estado, é a melhor instituição pública estadual e, considerando as 198 do Piauí, é a 56.ª mais bem classificada, segundo publicação do Jornal O Estado de São Paulo.