Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) estão participando, nesta quinta-feira (23), da 3° fase da Operação Escamoteamento, para o cumprimento de 07 (sete) mandados de prisão preventiva, 06 (seis) mandados de prisão temporária e 16 (dezesseis) buscas e apreensões.
A operação é um desdobramento da investigação iniciada em Cocal/PI e tem como foco o desvio de recursos públicos do município de Buriti dos Lopes/PI, onde algumas empresas e empresários da Serra da Ibiapaba no Ceará, juntamente com a participação de agentes públicos desviaram recursos públicos entre os anos de 2013 e 2016.
Sete auditores do TCE-PI participam das buscas em Teresina, Buriti dos Lopes e Tianguá para análise de documentação com o intuito de produzir o conhecimento necessário às investigações que estão sendo conduzidas.
A operação que é comandada pelo GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Piauí, conta com o apoio e participação no cumprimento dos mandados, da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Piauí e Polícia Militar do Piauí, além do Ministério Público do Estado do Ceará.
Também foi requerido pelo Ministério Público do Piauí o bloqueio no total de R$ 8.388.822,64 de bens dos investigados, valor este inicialmente detectado de prejuízo ao erário.