Portal Mais Cidadania é ferramenta de combate à corrupção,diz presidente do TCE

, em Destaques
alt

alt

 Em solenidade realizada esta manhã, 12, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) apresentou aos jornalista o Portal Mais Cidadania. Uma ferramenta que vai tornar mais efetivo o controle externo e dar mais transparência à Gestão Pública.

 alt

 Para a presidente do TCE, conselheira Waltânia Alvarenga, o Portal vai coibir os desvios de recursos e ajudar no combate à corrupção. Receitas e despesas de todos os órgãos públicos do estado e municípios, os credores, a aplicação de recursos e  folha de pessoal são algumas das informações  do banco de dados do Tribunal, que serão disponibilizadas  no Portal.

alt

 Outra fonte de informação do Portal será a plataforma “De Olho na Cidade”, ferramenta idealizada por professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). “O objetivo era criar projetos em que os alunos pudessem interagir com as comunidades. Através do laboratório de pesquisa foi desenvolvido o aplicativo  para dispositivos móveis como tablets e celulares”, diz o professor Anchieta Borges, um dos coordenadores do Projeto. Criado em dezembro de 2013, o aplicativo é totalmente gratuito e busca a resolutividade das causas que são postadas pelos internautas. A partir da próxima segunda-feira, o site do projeto (deolhonacidade.org) pode ser visualizado no Portal Mais Cidadania.” 

 Uma rede social formada por membros da Rede de Controle ( formada por 16 órgãos públicos ) e a participação da comunidade também foi apresentada  pelo chefe do Núcleo de Gestão Estratégica da Informação (NUGEI) José Inaldo de Oliveira. A rede vai estimular o intercâmbio de informações e, em consequência, a fiscalização da Gestão Pública.

 Quem acessar o  Portal Mais Cidadania também  poderá ter acesso ao acompanhamento das metas do Portal Os Desafios do Milênio (ODM), que oferece a análise de objetivos firmados pelo país, com relação à redução de mortalidade materna e infantil, redução da pobreza e da fome, bem como o controle de doenças como a malária e a AIDS. As informações mostram se o Piauí e seus municípios estão cumprindo as metas estipuladas em 2000.