O clima de folia tomou conta do Sextas Sem Conta de fevereiro. Na manhã da sexta-feira (21) a origem, os estilos, as músicas e figuras históricas foram lembradas no evento com o tema “A Folia de Momo: das Origens à Identidade do Carnaval em Teresina”.
O professor e historiador Bernardo Sá apresentou a palestra “A dimensão psicossocial do carnaval e o carnaval em Teresina”, ele explicou a origem mundial da festa e a evolução do carnaval teresinense desde os bailes, corso, blocos de rua, escolas de samba e suas figuras marcantes. “Carnaval é cultura, é a expressão de um povo, envolve música, expressão política, economia. Uma festa popular que se transformou durante os anos na nossa capital, mas não perde o brilho”, destacou.
Para o diretor da Escola de Gestão e Controle, Jaylson Campelo, todos puderam conhecer mais sobre o carnaval, mais do que somente da festa. “Hoje tivemos uma experiência rica, conhecíamos a festa e hoje pudemos saber mais sobre a história, as raízes dessa manifestação cultural tão importante. O Sextas Sem Conta procura sempre trazer temas que despertem o conhecimento de nossos servidores”, explicou o diretor.
Para dar o tom na trilha sonora, o Coral Contas e Cantos apresentou variados estilos musicais que são próprios do carnaval. A cada estilo, o maestro Aurélio Melo explicava o ritmo e suas características. Teve marchinha, samba enredo e frevo para animação do público.
A festa contou com convidados especiais, como o diretor da escola de samba Sambão, Manoel Messias, que parabenizou o TCE-PI pela inciativa e falou sobre o carnaval de hoje em Teresina. “O carnaval da capital tem espaço para o corso, para as prévias carnavalescas, para blocos populares e para as escolas de samba. A nossa escola de samba, ainda, resiste ao tempo e mesmo com as dificuldades estamos prontos para desfilar em qualquer tempo”, disse.
Ao final do evento, o público elegeu a rainha e rei do carnaval do Tribunal de Contas do Piauí. A conselheira Lílian e o colaborador José Portela Machado (Xerife) foram os escolhidos por aclamação. “Carnaval é uma festa que sou muito apaixonada desde criança, nunca perdi uma festa, se eu já aproveitava a comemoração, agora celebro ainda mais, sabendo como tudo começou, de onde veio essa festa maravilhosa”, falou a rainha. Já o rei Xerife agradeceu e se mostrou emocionado ao relembrar como eram os carnavais de antigamente.