Conselheiro substituto Delano Câmara conclui doutorado pela UFPB

, em Destaques, Notícias

 

O conselheiro substituto e professor da Universidade Federal do Piauí, Delano Câmara, alcançou um novo patamar em sua formação profissional e acadêmica ao conquistar o título de doutor pela Universidade Federal da Paraíba.  O conselheiro integrou o programa de doutorado do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, um programa renomado que discute o que está pautado nas pesquisas de âmbito acadêmico internacional.

Tendo como tema “Tributação para o desenvolvimento”, a pesquisa levantou o sistema tributário brasileiro e o comparou com diversos, nela Delano Câmara busca dar um olhar imparcial a todos os sistemas tributários, e observa os sistemas tributários dos países, sua evolução ou involução, bem como destaca a posição internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE quanto ao formato das cargas tributárias.

“Estabelecemos uma conexão entre os modelos de sistema tributário e a estrutura de cada país. Relacionando onde se teve desenvolvimento ou não. Através de análises, demostrando e provando que o modelo de tributação brasileira ao longo dos anos e suas reformas limitaram o desenvolvimento do Brasil”, explicou.

Em sua tese, o professor  mostra que, apesar de o Brasil ter uma colonização antecedente  a outros países como Austrália, Estados Unidos, além de possuir grandes riquezas, a estrutura da carga tributária e a burocracia inviabilizaram que o país fosse um grande produtor industrial, com a economia tão ou mais forte do que outros países.

“A tese demonstra que nosso sistema tributário não é viável para garantir uma sustentabilidade a longo prazo, por isso o país é recorrente em reformas tributárias que não atendem às reais necessidades”, disse.

Em seu processo de pesquisa, Delano visitou Japão, Austrália, Inglaterra, Irlanda e outros países europeus, com o intuito de ir além de dados e números, mas também vivenciar e ter uma percepção dos outros modelos tributários, conhecer o preço dos produtos e a lógica de consumo. “Essa experiência proporcionou a convicção de que o sistema tributário brasileiro compromete o desenvolvimento da nação”, destacou.

Para o doutor, a busca por conhecimento é constante. “Conhecimento edifica, contudo percebo que quanto mais estudo, existem mais coisas a serem descobertas. Isso me motiva a estar sempre me aperfeiçoando. Esta é a mola propulsora da constante inquietação e permanente busca por mais conhecimento”.

Uma parte de sua tese será lançada em livro em maio pela Editora Fórum. “Aguardem, o livro promete”, informou o doutor Delano.