A convite do Ministério Público do Piauí, uma equipe da Comissão Covid-19 do TCE/PI, também acompanhou a inspeção, realizada na última quinta-feira (11), para verificar a situação do Hospital Natan Portela, que vem atendendo casos de pessoas infectadas com a Covid-19.
Os auditores de controle externo do TCE/PI Rafaella Luz e Antônio Fábio participaram da visita, juntamente com o engenheiro André Castelo Branco e o médico Celso Pires, do Ministério Público do Piauí, além da a fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, Nayra Fernanda.
O diretor do Hospital, médico José Noronha, explicou a situação do hospital, sobre a capacidade de atendimento, estrutura e equipe que atende hoje no Natan Portela. “Hoje temos uma escassez de profissionais para atender as demandas relacionadas à pandemia. Possuímos 17 leitos de UTI em todo o hospital. Leitos clínicos, são 67 e leitos clínicos para pacientes com Covid, 12. Precisamos de todo o suporte necessário para fornecer um serviço com qualidade à população”, destaca o diretor.
A falta de profissionais e de equipamentos comprometem o cuidado aos pacientes. Durante a vistoria, foram observados aspectos como a quantidade de material disponível, os Equipamentos de Proteção Individual oferecidos aos profissionais da saúde, procedimentos realizados no hospital e condições estruturais.
Na visita à UTI para pacientes com COVID-19, a equipe da inspeção constatou que faltam prateleiras e armários. Os profissionais não recebem toda a paramentação necessária. Segundo o diretor do hospital, há um projeto para que sejam instalados mais 10 leitos com a finalidade de receber mais pacientes.
COMISSÃO COVID-19
A Comissão Covid 19 do TCE/PI é formada por diversos auditores de controle externo de diferentes setores, criada com o objetivo de fazer a análise concomitante da aplicação dos recursos públicos, pelos municípios piauienses e pelo governo do estado, nas medidas de combate ao novo coronavírus. A comissão foi instituída no dia 14 de abril, através da portaria 190/2020.