Quatro equipes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), formadas por sete auditores de controle externo, participam da Operação “IBI CLAUSUS”, deflagrada nesta quinta-feira (08) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime do Ministério Público do Piauí (GAECO), com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
A operação é resultado de um procedimento de investigação criminal que tramita no GAECO/MPPI, a fim de apurar possíveis ilícitos praticados por organização criminosa com atuação em vários municípios piauienses. São 19 alvos nos municípios Passagem Franca, Teresina, Agricolândia, Barro Duro, São Pedro do Piauí, Demerval Lobão e Lagoinha do Piauí.
O Núcleo de Gestão Estratégica da Informação do TCE-PI encaminhou relatórios técnicos ao GAECO que auxiliaram a investigação, com o apontamento de indícios e com a oferta de evidências de irregulares em desfavor da Administração Pública.
A operação objetiva cumprir mandados de busca e apreensão. A investigação, conduzida pelo GAECO, apura desvio de recursos públicos, organização criminosa, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e fraude à licitação, envolvendo contratos de empresas com o município de Passagem Franca, no período compreendido entre os anos de 2013 a 2020.
Os auditores do TCE participaram das buscas em Passagem França, Agricolândia, Teresina e Lagoinha do Piauí, para auxiliar na efetividade das buscas e produção do conhecimento.
Com informações do MP-PI