Política de saúde e qualidade de vida prevê melhorias para servidores do TCE

, em Destaques
alt

alt

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) regulamentou uma política de Saúde e Qualidade de Vida e Cidadania (PSQVC) para seus servidores. As diretrizes envolvem a promoção da satisfação no trabalho como fator impulsionador a autoestima, por meio do desenvolvimento e manutenção de programas que melhor atendam às demandas e expectativas dos servidores, referentes à prevenção, assistência e promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida.

Com a regulamentação, o setor de Serviços Integrados de Saúde pretende mudar a forma como sua atuação é vista dentro do Tribunal, passando a ser tratado não só como solucionador de problemas já existentes, mas para a prevenção de posteriores problemas. Kelly Maciel, enfermeira e uma das responsáveis pela execução da política, destaca a importância da adoção desse tipo de ação no ambiente de trabalho. “Nossa intenção é trabalhar o aspecto da promoção de saúde e prevenção de doenças dos trabalhadores, uma vez que um servidor saudável trabalha melhor, rende mais”.

Atualmente, o TCE conta com atividade das especialidades de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. A primeira ação da política será a avaliação de servidores e posterior acompanhamento para os que necessitarem.  Inicialmente, alguns grupos serão convocados seguindo o critério de idade mais avançada e gradualmente o calendário de avaliação ficará fixo de acordo com a data de aniversário de cada servidor. 

Programas de prevenção ao estresse, ao uso de álcool e outras drogas, convênios com academias de ginástica, programas de estímulo à prática de esportes, caminhadas, natação, musculação e outras atividades são algumas das atividades que serão implantadas e contribuirão para um melhor condicionamento físico e intelectual do servidor.