“Gestão de controle patrimonial para o setor público”, “Contratações de TI: Nota Técnica TCE/PI n°03/2020” e “Pesquisa de Preço” foram os temas das últimas palestras na Semana de Capacitação para Gestores e Servidores Municipais. No evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), os jurisdicionados têm ampliado o conhecimento sobre diversos tópicos considerados pelo órgão de controle nas fiscalizações.
Na terça-feira (14), a formação sobre controle patrimonial foi conduzida por Diogo Duarte, professor e especialista em contabilidade pública. Em sua apresentação, foram abordadas questões essenciais para o processo, como planejamento, normas de contabilidade vigentes e análise das técnicas modernas, que incluem o pré-inventário, os cálculos necessários, a fiscalização, entre outros itens.
Já na quarta-feira (15), as orientações para a contratação de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foram passadas por Luís Cláudio e Zilma Félix. Os auditores explicaram os objetivos da Nota Técnica TCE/PI n°03/2020, a quem se aplica, como os capítulos são organizados e mostraram estudos de caso facilitando o entendimento da publicação oficial. Encerrando a palestra, a gestão e a fiscalização de contrato também foram tópicos analisados.
Na última palestra do dia, Márcio Rodrigo, auditor do TCE-PI e controlador-geral do Piauí, discutiu sobre a pesquisa de preços para contratações públicas. Levantamentos e estudos de casos foram apresentados aos servidores e gestores estaduais, que verificaram como evitar contratações com sobrepreço e preços inexequíveis.
Organizada por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC) e da Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual (DFAE), a Semana de Capacitação tem cerca de 3.350 gestores e servidores inscritos. Todas as palestras estão disponíveis no canal do TCE-PI no YouTube.