Com o auditório Conselheiro Lafayette Pondé completamente lotado e numa solenidade marcada por vários momentos de emoção, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) condecorou com a Medalha Jorge Calmon, na tarde desta terça-feira (10), 45 personalidades que, de alguma forma, contribuíram com a história do Tribunal e também com o fortalecimento do controle das contas públicas, entre elas estava o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Conselheiro Lucinao Nunes.
A emoção ficou por conta das recordações sobre a figura do homenageado, personalidade das mais importantes da sociedade baiana durante mais de quatro décadas, nas quais, como destacou o presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, desempenhou papel essencial à frente das diversas instituições que integrou.
“Em verdade, Dr. Jorge Calmon, membro imortal da Academia de Letras da Bahia, deixou seu legado na história deste estado-nação. E é exatamente essa herança de trabalho, dedicação e amor pelo fazer que me motiva a prestar essa singular homenagem”, afirmou o conselheiro-presidente. Logo após, Jorge Calmon Filho agradeceu, em nome da família, à homenagem que estava se prestando à memória do seu pai, que se somou às várias que ele recebeu durante este ano de 2015, quando também se comemorou o centenário de nascimento de Jorge Calmon. E destacou a importância que seu pai deu à sua passagem pelo TCE/BA – entre 1967 e 1969 – “pois sempre elogiou a capacidade e a competência dos técnicos desta casa, que o ajudaram a fazer o julgamento das contas do governo naquela ocasião”.
Crédito: Gustavo Rozário/TCE Bahia