A Conselheira Lílian Martins participou da reunião do Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa – IRB, no último dia 29. A reunião teve como finalidade a definição do orçamento e do planejamento do Instituto para 2016, bem como a análise de assuntos de interesse dos Tribunais de Contas, além da apreciação da prestação de contas de 2015 do presidente Sebastião Helvecio.
O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. Também cabe ao Instituto investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil.
O Conselheiro Sebastião Helvecio apresentou, juntamente com a coordenadora do Instituto, Marília Gonçalves de Carvalho, as atividades desenvolvidas em 2015 e destacou as jornadas científicas realizadas, até o momento, em 19 tribunais de contas: II Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; 1ª Capacitação Internacional dos Tribunais de Contas – SAI-PMF; Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil; entre outros.
Entre os diversos temas discutidos, a Conselheira Lílian Martins destacou a execução do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, uma ferramenta que visa capacitar os Tribunais para que possam avaliar a efetividade da gestão municipal. “Um trabalho diferenciado, relevante, que já está em curso em alguns estados e o Piauí não ficará de fora”, resumiu a Conselheira.