Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participaram na manhã da última quinta-feira (30) e sexta-feira (1º), do encerramento da primeira edição das atividades do projeto Saúde é da Nossa Conta. A proposta teve início em abril deste ano com o objetivo de promover saúde e bem-estar físico e emocional dos servidores, e desde então já atendeu cerca de 372 servidores. O projeto é promovido pelo Programa SER TCE, em parceria com a Unimed Teresina.
Na manhã de quinta-feira (30), o Ativamente TCE, eixo do Saúde é da Nossa Conta promoveu auriculoterapia, cromoterapia, aromaterapia e massagem relaxante. A psicóloga Kelly Martins, que faz parte da equipe Unimed Teresina, ressaltou os benefícios dessas práticas alternativas de terapia. “São alternativas que a gente busca fora para poder contribuir com nosso bem-estar, tanto mental quanto físico. Então essas práticas alternativas que são chamadas terapias alternativas contribui também para essa melhoria, para o nosso bem-estar, é um autocuidado que a gente tem”.
Do ponto de vista de quem participou, a servidora da III DFAI, Silvia Aglaia recomenda a experiência. “Eu recomendo muito, para todos os servidores, porque são terapias que incentivam justamente esse relaxamento, além de trazer melhoria do bem-estar”.
Já na manhã de sexta-feira (01), o projeto deu lugar a atividades do MoviMentAção, com aulas de dança de forró para os servidores. Sobre este momento o servidor da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), Bernardo Sá, descreve as mudanças que percebeu em sua rotina de trabalho ao participar do projeto. “Esses projetos culturais, que visam quebrar a rotina do trabalho que é técnico, cumprem muito bem essa função e missão. A atividade física serve para coordenação motora, de aquecimento da musculatura, mas, sobretudo o momento de alegria de encontrar com os colegas antes de voltar para a execução da função do trabalho técnico, o fato de estar ali dando um bom dia ou dançando com o colega, traz uma interação mais saudável, sendo muito bom para saúde, sobretudo, mental.”
Saúde é da Nossa Conta encerra as atividades do primeiro semestre do ano de 2022. Com feedbacks positivos o projeto tem previsão de segunda edição para acontecer em agosto como antecipa a coordenadora e responsável pelo projeto, Naira Moura, “A gente tem recebido formalmente um feedback muito positivo dos participantes. Todavia, essa primeira etapa foi um piloto, e a segunda etapa ela vai depender de um questionário, e nesse questionários queremos receber o feedback dos servidores para que possamos sentar e reavaliar nossas ações.” finaliza.
Confira os registros desses momentos.