“A atuação das Escolas de Contas na era da inovação” foi o tema que norteou o XIII Educontas realizado nos 01 e 02 de setembro em Maceió – AL. O Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas – EDUCONTAS, idealizado pelo Instituo Rui Barbosa (IRB), tem como objetivo de compartilhar as experiências e boas práticas disponibilizadas aos servidores, jurisdicionados e sociedade civil.
A edição deste ano foi coordenada pela presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Lilian Martins que também preside Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Rui Barbosa. “O XIII Educontas conseguiu reunir a prática com a academia. Saímos deste encontro com mais habilidade, mais conhecimento e mais atitude para trabalharmos para trazermos um resultado efetivo para a sociedade. Um momento ímpar para as Escolas de Contas”, destacou.
Durante dois dias de evento, gestores e técnicos das unidades de ensino dos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais de todo o país conferiram uma programação diversificada na área da inovação relacionada à atuação das Escolas de Contas.
A diretora-executiva da Escola de Contas do TCE-PI, Valéria Leal, os servidores da EGC Luciana Sampaio e Cleiton Valério representaram a ECG Alcides Nunes no evento. Também em Maceió, o Diretor de Fiscalizações Especializadas do TCE-PI, Gilson Araújo, participou da Reunião do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa. A reunião ocorreu paralelamente ao XIII Educontas com o objetivo de discutir ações de Controle na Compatibilidade entre as Peças de Planejamento Governamental e os Planos de Educação do CTE-IRB.
Ao final do Encontro, a presidente do TCE Piauí conduziu a reunião com as lideranças das Escolas de Contas do país, a fim de finalizar a carta-diretriz com os encaminhamentos traçados ao longo do Encontro.
Entre as diretrizes colocadas na carta, estão: estimular o uso de metodologias inovadoras como forma de ampliar e disseminar conhecimento, buscando recursos tecnológicos e ferramentas mais eficientes; compartilhamento de inovações e cases de sucessos entre os Tribunais; promover a comunicação entre as escolas e comunidade em geral através das redes sociais, entre outras.
O documento, na íntegra, será disponibilizado pelo Instituto Rui Barbosa em seu site e enviado a todos os Tribunais.