O fortalecimento do controle interno e o reforço na parceria entre as instituições foram pautas de audiência realizada na manhã desta terça-feira (7) na Presidência do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O presidente, conselheiro Kennedy Barros, recebeu a controladora-geral da Controladoria Geral do Estado (CGE-PI), Amparo Esmério, acompanhada de sua equipe técnica, para tratar sobre pautas mencionadas.
A Controladoria Geral do Estado (CGE), órgão central de controle interno do Poder Executivo estadual, foi criada através da Lei Complementar nº 28, de 09 de junho de 2003, alterada pela Lei Complementar nº 42, de 02 de agosto de 2004 e pela Lei Complementar Nº 241 de 2019. É um órgão de assessoramento direto ao Governador do Estado em matérias de controle interno, auditoria, corregedoria e ouvidoria.
“Eu sempre digo que um controle interno bem feito é suficiente para que o controle externo seja mais eficaz. É de suma importância que as ações de controle interno sejam vistas com essenciais para a boa governança e o consequente bom uso dos recursos públicos, da gestão pública como um todo”, pontuou o presidente, conselheiro Kennedy Barros.
Na ocasião, ainda foram tratadas as novas perspectivas de gestão, bem como os trabalhos voltados para a transparência pública, visando alinhar as ações da CGE às recomendações da Corte de Contas. “Estivemos reunidos nessa visita de cortesia ao conselheiro Kennedy para alinhar os nossos trabalhos às exigências do TCE, sobretudo, quanto às informações do Portal da Transparência do Poder Executivo, gerenciado pela CGE”, disse a controladora-geral, Amparo Esmério.
Também participaram do encontro Márcio Barros, auditor da CGE; Nayara Negreiros, assessora técnica da CGE; Décio Moura, diretor da Unidade de Auditoria e Monitoramento; Eduardo Fonseca, auditor governamental; Fernando Carvalho, auditor governamental; e o secretário de Controle Externo do TCE, auditor Luis Batista.