O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) divulga relatório de levantamento sobre os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM)- 2022 com base nos dados do exercício de 2021. O documento também traz um diagnóstico em que são comparados os resultados das sete edições já realizadas (2015 a 2021).
O IEGM é um indicador de processo que mensura o grau de aderência da gestão municipal a determinados processos e controles nas áreas de Educação, Saúde, Gestão Fiscal, Planejamento, Meio Ambiente, Defesa Civil e Governança em Tecnologia da Informação. O resultado usa como base a combinação de dados governamentais abertos, dos sistemas de prestação de contas ao TCE-PI e de informações levantadas a partir dos questionários preenchidos por todas as 224 (duzentas e vinte e quatro) prefeituras municipais do Estado do Piauí.
A ferramenta permite aos gestores conhecerem a situação de seus municípios e compararem a evolução das políticas públicas. A mensuração proporcionada pelo índice possibilita a verificação de resultados, a correção de rumos, a reavaliação de prioridades e a consolidação do planejamento dos municípios.
O resultado da avaliação do IEGM, considerando a nota geral média dos 224 municípios avaliados, referente ao exercício de 2021,atingiu o número 42,76. A nota está na faixa correspondente a baixo nível de adequação (C), mesmo resultado constatado nos anos de 2015 a 2020.
Na avaliação por área, entre os anos e 2015 e 2021, as dimensões Saúde, Fiscal e Educação, em todos os exercícios, receberam, respectivamente, as melhores notas. No exercício de 2021, a dimensão mais bem avaliada foi a Saúde, que alcançou o percentual de 59,94%.
Já as dimensões que foram avaliadas com menores notas, ao longo dos exercícios 2015-2021 foram Meio Ambiente e Cidade.
Confira o relatório na íntegra aqui.