O segundo dia do VI Simpósio Nacional de Educação (SINED), realizado no Sesc Cajuína em Teresina, foi marcado pela inovadora gamificação do evento. Organizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o evento trouxe uma abordagem interativa e dinâmica para engajar os participantes.
“A gamificação foi uma estratégia que pensamos para o VI SINED com o objetivo de proporcionar engajamento dos participantes durante os painéis e também promover a interação. Além do aplicativo com questões relacionadas aos temas abordados nos painéis, teremos um ambiente onde ocorrerá um jogo de tabuleiro diferente, em que as pessoas serão as peças do tabuleiro. Temos outros jogos interativos no espaço do evento, com perguntas relacionadas ao tema da educação, permitindo um momento de descontração e aprendizado”, destacou Carolline Leite, chefe da DFPP1 do TCE-PI.
Ao final de cada painel, os vencedores que responderam corretamente às questões serão premiados, culminando em uma premiação final ao término do evento, na quinta-feira. “Acreditamos que essa estratégia inédita e inovadora pode ser uma experiência diferente de aprendizagem, apresentando novas possibilidades tanto para quem trabalha com educação como para aqueles que organizam eventos.”, complementou Carolline Leite.
Franklane Gomes, de Regeneração-PI, vencedor no jogo de tabuleiro, compartilhou sua experiência no evento: “A experiência como um todo é enriquecedora porque vamos levar essas experiências compartilhadas aqui para o nosso município. Esse intercâmbio entre estados e municípios é de suma importância para alavancar a educação. Na sala de jogos, me saí bem nas perguntas porque trabalhei como técnico da Secretaria de Educação, acompanhando os sistemas do governo e fazendo a prestação de contas de quatorze escolas do meu município. Hoje, estou como coordenador do Compromisso Nacional, na verdade, articulador. Essa experiência aqui é fantástica. É uma forma lúdica de trabalhar, que podemos aplicar nas nossas escolas”.
O segundo dia de evento também contou com diversos painéis. Pela manhã, o tema “Regime de Colaboração” foi abordado por Washington Bandeira, Secretário de Estado da Educação do Piauí; Vitor de Ângelo, Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo; e Jucineide Fernandes, Secretária Executiva do Ensino Médio e Profissional do SEDUC-CE, sob mediação da Conselheira Susana Maria Fontes Azevedo Freitas, do TCE/SE.
Outro painel discutiu as “Experiências do controle externo”, com João Augusto Bandeira de Mello, do MPC/SE e Presidente da AMPCON; Rodrigo Coelho do Carmo, Conselheiro do TCE/ES e Presidente do CTE-IRB; Alípio Dias do Santos Neto, Auditor do TCU; e Fredy Henrique Miller, Auditor do TCM/SP, com mediação de Flávia Gomes Cordeiro, do MP/PI.
À tarde, o tema foi “Experiências municipais, reordenamento de rede e resultados”, com a participação de Herbet Lima, Secretário Municipal de Educação de Sobral/CE; Juliana Rohsner Vianna Toniati, Secretária Municipal de Educação de Vitória/ES; Danilo Alves de Carvalho, Prefeito de Itabaianinha/SE; e José Raimundo de Sá Lopes, Prefeito de Oeiras/PI, mediado pela Conselheira Patrícia Sarmento, do TCE/MS.
O evento prossegue nesta quinta-feira (6) com painéis que continuarão a discussão sobre temas relevantes para a educação. Um destaque será a oficina Black Box, onde Camila Hannah, ex-estagiária do TCE-PI e deficiente visual, compartilhará sua vivência de forma dinâmica e imersiva, visando despertar sensações diferentes e mostrando como a educação mudou sua história.
O VI SINED é organizado pelo TCE-PI e pelo IRB, com apoio institucional da Atricon, do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (AUDICON).