As atividades de novembro, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), foram iniciadas com muito aprendizado. Na manhã desta sexta-feira (1º), o TCE Piauí, por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), realizou mais uma edição do projeto Sextas Sem Conta, dessa vez, abordando a temática Inteligência Artificial (IA): Oportunidades, Riscos e Impactos no Mundo Real.
Ministrada pelos servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal, Antônio Henrique, Antônio Filho e Marcus Vinícius Lemos, a formação reuniu membros e servidores do TCE-PI que buscam mais conhecimento a respeito da IA.
No conteúdo apresentado, assuntos relevantes, como os desafios e os riscos trazidos pela IA. Quanto à privacidade e à segurança, por exemplo: a Inteligência Artificial ainda pode gerar preocupações com a proteção de dados pessoais e empresariais. “Importante destacar, também, o uso da IA no trabalho: a automatização de tarefas pode gerar preocupações e impactos no mercado de trabalho com a necessidade de qualificação”, trazia parte do conteúdo ministrado pelo auditor Antonio Filho, diretor de Sistemas e Dados da STI do Tribunal.
Outras tarefas, como a criação de sistemas computacionais que imitam capacidades humanas, foram apresentadas, sempre sendo reforçada a necessidade de comprovação de dados e informações, antes de tomada de decisões. Por outro lado, também foram apresentadas as possibilidades que trazem malefícios, como as deepfakes: usadas tanto para entretenimento, quanto para manipulação de imagens e informações.