TCE-PI entrega 101 frascos de vidro ao Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa

, em Destaques, Notícias

Em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou, nesta sexta-feira (15), a entrega de 101 frascos de vidro ao Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa. A ação integra a campanha “Doe Frascos, Alimente Vidas”, que já está em sua quinta edição e tem como objetivo arrecadar frascos de vidro com tampa plástica para armazenar leite materno destinado a bebês internados na UTI ou cujas mães estão impossibilitadas de amamentar.

A iniciativa acontece anualmente durante os meses de junho e julho, com a entrega sempre realizada em agosto. Além de contribuir para a saúde materno-infantil, a campanha também promove a sustentabilidade, reaproveitando embalagens que seriam descartadas.

Desde 2021, a campanha já arrecadou mais 500 frascos nas cinco edições.

  • Edição 1 – 2021: 134 Frascos;
    Edição 2 – 2022: 21 Frascos;
    Edição 3 – 2023: 173 Frascos;
    Edição 4 – 2024: 81 Frascos;
    Edição 5 – 2025: 101 Frascos;

A repercussão tem sido tão positiva que o projeto ganhou destaque no site da Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, evidenciando seu impacto nacional na promoção da saúde infantil, da solidariedade e da consciência ambiental.

A psicóloga do TCE-PI, Thayrine Pimentel, destacou o caráter social da ação. “Essa campanha não só arrecada frascos, mas também incentiva o aleitamento materno. Agradecemos a todos os servidores e à população que contribuíram. Cada frasco doado é um gesto de amor que se transforma em vida.”

Segundo Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da maternidade, somente em 2024, mais de 1.300 prematuros foram beneficiados pelo leite doado ao Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa. Por mês, são atendidos cerca de 120 a 130 bebês.

“Esse projeto tem um alcance enorme, porque une doação e sustentabilidade. Os frascos são homologados para o acondicionamento do leite humano tanto na residência da doadora quanto durante nossos processos internos. É algo que contribui enormemente para a valorização da política de bancos de leite e para a ecologia do planeta, pois reutiliza embalagens que poderiam estar no meio ambiente. Um único frasco participa de vários processos de pasteurização e ajuda a armazenar um alimento que vale ouro para os bebês prematuros”, afirmou Vanessa Paz.