TCE-PI e Equatorial Piauí celebram conclusão do projeto de eficiência energética do Tribunal

, em Destaques, Notícias

Na manhã desta quinta-feira (5), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, recebeu a visita institucional do gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem, celebrando a conclusão do projeto E+ Energia do Bem: uma plataforma de eficiência energética do Grupo Equatorial, chancelado pela Aneel, que busca contribuir com a redução do consumo de energia de instituições sociais e órgãos públicos por meio da eficientização de equipamentos. A sede do Tribunal recebeu as ações do projeto e, agora, conta com mais eficiência e economia no consumo de energia.

Concluído em dezembro de 2025, nos moldes estabelecidos pela Aneel, o trabalho de eficiência energética na sede do TCE recebeu investimento total de R$ 498.902,97, resultando na troca de 36 equipamentos, prevendo uma economia de energia estimada em 180,08 MWh, com redução de demanda de 23,54 kW/ano.

As ações contemplaram, ainda, a eficientização nas dependências do órgão, com a substituição de equipamentos obsoletos do sistema de condicionamento ambiental por equipamentos modernos e eficientes com Selo Procel. A implantação foi feita pela empresa V & Mendes Consultoria.

A iniciativa já havia sido precedida pela instalação do sistema de energia solar do TCE Piauí, o que reduz significativamente as despesas com o pagamento pelo fornecimento, com o próprio Tribunal gerando considerável parcela da energia que consome.

A iniciativa E+ Energia do Bem acredita no poder da inovação, da tecnologia e da eficiência energética como ferramenta de transformação social, contribuindo com a qualidade dos serviços prestados pelas instituições beneficiadas. Desde 2020, quando a plataforma chegou ao Piauí, já foram beneficiadas 18 instituições/órgãos, como o Abrigo São Lucas, o Lar da Esperança, entre outros.

No Tribunal de Contas, além da melhoria no conforto térmico, houve também a promoção da sustentabilidade ambiental e da responsabilidade social, com redução dos custos de operação e manutenção, devido a maior vida útil dos equipamentos.

“Com o TCE Piauí, essa experiência com a Equatorial tem sido exitosa, em especial nessa ação própria, quanto à implantação de uma energia de alta sustentabilidade. E nossa ideia é que isso reverbere para outros órgãos e instituições, para que se sensibilizem quanto à questão da eficiência energética”, disse o presidente Kennedy Barros.

Os equipamentos ineficientes foram descartados e receberam o Certificado de Descarte obrigatório, em conformidade com a legislação ambiental vigente.