O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), defendeu nesta sexta-feira (15), durante palestra no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), um pacto entre os órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e do Judiciário pela governança e pelas boas práticas na gestão pública. Esse pacto, adiantou, deve conter ações integradas nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, previdência social e segurança pública.
Augusto Nardes foi um dos palestrantes do Jornada Científica do IRB, realizado no TCE-PI pelo Instituto Rui Barbosa, órgão de estudos e pesquisas responsável por encontros, capacitações, seminários e debates no Tribunais de Contas. O evento contou ainda com palestra do presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio, que é também presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG). Relator do processo de prestação de contas da presidente Dilma Rousseff no TCU, do exercício de 2014, Augusto Nardes defendeu mais rigor na fiscalização e controle dos órgãos públicos como forma de combater a corrupção e a ineficiência, e de melhorar a efetividade da gestão pública.
Ele falou também da situação política e econômica que o Brasil atravessa e disse que o país precisa de gestores preocupados com o bem comum, comprometidos com boas práticas administrativas e preparados tecnicamente. “Administrar é eleger prioridades e fazer bem feito aquilo que é mais importante para a cidade, o estado ou o país”, afirmou. Dentro deste contexto, defendeu a governança como princípio básico da boa gestão. “Os bons gestores devem ter em mente os princípios da boa governança, que são direcionar, avaliar e monitorar”, explicou.
O Jornada Científica é promovido pelo Instituto Rui Barbosa nos Tribunais de Contas de todo o país para capacitar os participantes e aperfeiçoar o trabalho dos tribunais e da gestão pública. A conselheira Lílian Martins, do TCE-PI, que é membro do Conselho Fiscal do IRB, disse que o evento superou as expectativas. Segundo ela, a capacitação é fundamental para ajudar os servidores a transformar dados em informações que possam contribuir para a melhoria do controle externo.
O presidente do TCE-PI, conselheiro Luciano Nunes, agradeceu aos palestrantes e disse que o evento oferece elementos para estimular os participantes à reflexão. As palestras foram gravadas e serão disponibilizadas no portal do IRB (www.irbcontas.org.br).