• A informação é a melhor estratégia contra a Covid-19, alertam especialistas

    A informação é hoje a melhor estratégia de prevenção contra a Covid-19. A máxima foi reiterada por médicos e pesquisadores que participaram da live “COVID-19: Mitos, Verdades, Tratamento e Vacina”, realizada pela Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) na manhã desta segunda (31).

    O evento buscou esclarecer as principais dúvidas sobre o andamento do combate à pandemia, desmistificando informações verdadeiras ou ou falsas sobre a crise e reuniu  nomes de peso como Dr. Carlos Henrique Nery Costa, infectologista, professor e pesquisador da UFPI; Dr. Kelson Nobre Veras, Infectologista, mestre em medicina tropical pela Fiocruz; e Dr. Bruno Alcoforado, Biomédico, professor e pesquisador da UFPI. O conselheiro do TCE/PI Kleber Eulálio mediou o debate.

    Para o Dr. Carlos Henrique Nery Costa a utilização de máscaras, higienização permanente das mãos, uso de álcool e evitar aglomerações continuam sendo as formas mais eficientes de se tentar evitar a transmissão do vírus. Ele desmistificou fakes news sobre a origem do vírus e lamentou a politização do debate sobre tratamento da doença.

    O infectologista falou ainda sobre os diferentes tipos de testes existentes e abordou questões como retorno às aulas.  “Na situação atual se não pode pensar em voltas as aulas. É certeza que as pessoas vão adoecer”, enfatizou.

    Ele citou exemplos de sucesso no controle do contágio em países como a China, Alemanha e Coreia do Sul. “Eles agem muito rapidamente com identificação, testagem e isolamento social sempre que surge um novo foco da doença, e isso tem se mostrado bastante eficaz”, analisa, complementando que, do outro lado, existem países que são o exemplo de como não fazer: Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

    O Dr. Kelson Nobre Veras explicou de forma clara os resultados sobre uso de medicamentos no combate à covid-19 com estudos clínicos comprovados, além de abordar os tratamentos clínicos existentes. “A maior ferramenta é a informação correta para a população, para evitar a disseminação, e de tratar adequadamente, nas fases apropriadas. A pessoas precisam de informação confiável”, ponderou.

    O Dr. Bruno Guedes detalhou a situação das pesquisas para o desenvolvimento das vacinas e a importância do conhecimento acumulado pela ciência para que elas sejam boas, seguras e efetivas.

    “Nunca na história da humanidade a corrida foi tão rápida. Vamos bater um recorde”, pontuou, informando que a expectativa é que até o final já existam vacinas no Brasil sendo aplicadas em profissionais de saúde e grupos de risco.

     

    CONFIRA A LIVE COMPLETA