O Tribunal de Contas do Estado do Piauí está completando 113 anos de fundação. É o Tribunal de Contas mais antigo do Brasil, precedido apenas pelo Tribunal de Contas da União.
A programação de aniversário do órgão começa amanhã (29), às 9h30, com a solenidade de denominação do prédio sede, que passará a chamar-se Conselheiro Jaime Amorim Júnior, em homenagem ao Conselheiro morto tragicamente no dia 6 de março deste ano, em um acidente aéreo, quando se dirigia para uma inspeção na cidade de Parnaguá, no sul do Estado. Jaime Amorim foi aprovado em concurso público para o cargo de auditor em 1995 e sempre se destacou como um técnico de extrema competência e zelo no trabalho, admirado por todos os seus colegas. Na mesma data, será inaugurado o Memorial do Tribunal de Contas, que abrigará o acervo com objetos, documentos e mobiliário que representam a memória desta Corte. O presidente do TCE, Conselheiro Kennedy Barros, fará também a entrega das novas instalações do serviço médico/odontológico e da sala cofre, criada para guardar os arquivos digitais do Tribunal. A sala cofre é um compartimento construído dentro das mais modernas técnicas de segurança para preservar os dados da instituição a salvo de incêndios e inundações.
Na quinta-feira, dia 30, às 9h, haverá a solenidade de outorga da medalha Colar do Mérito a personalidade e instituições que contribuem para a causa do controle externo. Este ano, o Tribunal irá homenagear 15 pessoas. São elas: Anna Augusta Nunes Reis ( servidora do TCE); Antônio Luiz Alves da Silva ( auditor da Receita Federal); Antônio Luiz de Almeida Filho ( Chefe da Controladoria Geral do Estado); Armando Ferraz Nunes ( promotor de justiça aposentado e advogado); Cid Carlos Gonçalves Coelho (Procurador do Estado do Piauí); Eduardo Sousa da Silva ( servidor do TCE); Elias Dib Caddah Neto ( presidente do CRC); Fernando Eulálio Nunes (Procurador do Estado do Piauí); Geraldo de Margella Lages Rebêlo ( médico); Helano Muller Guimarães ( auditor do TCU); José Pereira Liberato ( servidor do TCE); Luiz Go nzaga Soares Viana (advogado); Paulo Roberto Ferreira de Oliveira (presidente do CREA). Haverá ainda as homenagens post mortem aos Conselheiros já falecidos Jaime Amorim Júnior e Guilherme Xavier de Oliveira Neto.