O auditor de controle externo José Inaldo Oliveira e Silva defendeu no Congresso das Cidades do Piauí, em palestra para prefeitos e outros gestores piauienses, a transparência nas contas públicas e a gestão participativa como instrumentos de desenvolvimento social dos municípios. “A transparência nas contas é a porta aberta para o desenvolvimento social”, afirmou, acrescentando ser necessário que as ações públicas sejam conduzidas sobre a ótica da democracia participativa.
“A atuação conjunta entre governo e sociedade pode resultar em valiosos ganhos econômicos, sociais e culturais para o município e sua população”, destacou. Coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica da Informação (Nugei) do Tribunal de Contas do Estado, José Inaldo Oliveira foi um dos palestrantes do Congresso das Cidades, que reuniu prefeitos, assessores e outros gestores de todo o Piauí, na Fiepi (Federação das Indústrias do Estado do Piauí).
O evento foi realizado pelo Sebrae-PI (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí), TV Cidade Verde e Governo do Estado, de segunda-feira (13) até esta quarta-feira (16). Inaldo proferiu a palestra Gestão democrática, no auditório Fernando Bezerra, destacando a importância da correta gestão pública para o desenvolvimento dos municípios. Segundo ele, uma boa gestão tem que ser eficiente, eficaz e efetiva. “O município tem autonomias política, administrativa e financeira, e é o local mais propício para o exercício da democracia”, enfatizou.
(Com informações do Cidadeverde.com)