Termina hoje o curso “Fundamentos de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas”, ministrado pela auditora do Tribunal de Contas da União no Distrito Federal (TCU/DF) Renata Miranda Passos Camargo. A atividade é voltada aos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) e é realizada na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC).
Renata é coordenadora do curso de pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas do Instituto Serzedello Corrêa (ISC) e explica sobre a importância da atividade e alguns dos pontos abordados durante esses dois dias de curso.
“Existe um movimento de melhoria na qualidade das políticas públicas, e os Tribunais de Contas têm um papel de indução e melhoria desse processo na medida em que avaliamos a qualidade, o desempenho e o resultado dessas políticas. Nosso trabalho aqui é trazer novas técnicas, novos métodos, e trazer o que vem acontecendo na academia e nos demais órgãos de controle no Brasil, e no mundo, acerca desse tema”, explanou.
De acordo com a ministrante do curso, o foco da atividade está na melhoria da formulação de políticas públicas e no seu monitoramento, já que um dos grandes problemas da atualidade se dá exatamente pela dificuldade na avaliação e formulação dessas políticas.
“Hoje o Brasil tem uma dificuldade grande de medir resultados e avaliar desempenho das políticas por falhas no desenho, na formulação da política. Nosso objetivo é justamente compartilhar como fazemos a avaliação da formulação do desenho de políticas para induzir uma melhoria disso no âmbito governamental e gerar melhores resultados para a sociedade”, concluiu.