BPM Day Piauí capacita profissionais em gestão e inovação de processos de negócios

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) está sediando em seu auditório durante todo o dia de hoje (22) o evento “BPM DAY PIAUÍ” para discutir o tema Gestão de Processos de Negócio (BPM- Business Process Management) e apresentar casos práticos de implementação da cultura da inovação, em uma promoção da ABPMP Internacional, uma associação profissional sem fins econômicos dedicada à difusão e capacitação profissional nessa área, centrada em formar profissionais capazes de transformar as organizações públicas e privadas em entidades de nível mundial capazes de oferecer melhores produtos e serviços, maior produtividade e eficiência e menores desperdícios e falhas.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, afirmou que as entidades só tem um caminho a seguir, que é a adoção de práticas de governança e acessibilidade, com o planejamento das metas que se busca para que os resultados pretendidos sejam alcançados.

Falando em nome da ABPMP Distrito Federal, a primeira a ser criada no Brasil, o consultor Marcelo Resende saudou a todos os presentes e informou que a intenção do evento é criar no Piauí um capítulo da instituição, assim como já existe em estados como Goiás e Ceará. Ele disse que a ABPMP conecta mais de 17 mil profissionais que representam mais de 750 empresas e 56 capítulos em todo o mundo e se dedica ao reconhecimento do BPM como profissão, disciplina o padrão para as práticas de BPM e certificação.

A primeira palestra foi ministrada pelo chefe de gabinete da presidência do TCE de Goiás, Sérvio Túlio, que apresentou o case de sucesso daquela instituição: “Elevando padrões – como o TCE-GO se apoia nas certificações e na gestão de processos para impulsionar sua cultura de excelência”. O principal resultado prático foi a diminuição dos prazos de conclusão dos processos, que chegavam a 450 dias e hoje estão em uma média de 150 dias.

O maior especialista brasileiro e fundador da ABPMP Brasil, Gart Capote, através de vídeo conferência falou a “BPM com centralidade em experiências”, onde discorreu sobre os temas contidos em seus livros, inclusive o “BPMX” que ainda será lançado e onde desenvolve a teoria dos três X: eXperiência, neXialismo e flexibilidade para mostrar a evolução da gestão de processos com o uso métodos e tecnologias. Ele é o maior autor de língua portuguesa sobre o tema e tem mais de 20 anos de experiência internacional atendendo centenas de organizações públicas e da iniciativa privada.

A escritora e consultora Viviane Hérica, profissional com mais de 20 anos de experiência liderando transformações estratégicas em grandes empresas falou “Insights em Ação: um método para alinhar pessoas, processos e cultura à inovação”,

Ao final da manhã foi realizado um painel com os palestrantes Sérvio Túlio, Viviane Hérica e Márcio Baldoíno Leitão sobre o tema “Inovação e transformação das organizações”, onde os participantes puderam fazer perguntas e comentários e tirar dúvidas sobre todos os aspectos dos assuntos discutidos durante a primeira etapa do evento.

Os debates prosseguem à tarde com temas como Gestão por processos na assistência social do Distrito Fedetal, a experiência da Secretaria de Fazenda do Piauí com BPM e Lowcode, a inteligência artificial e os processos e um painel sobre “Inovação e transformação das organizações.