Cidade de Oeiras sedia última edição da Jornada do Conhecimento de 2024

A cidade de Oeiras, a primeira capital do Piauí, foi o palco da última edição do ano da Jornada do Conhecimento, um evento promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), através da Escola de Gestão e Controle “Conselheiro Alcides Nunes” (EGC). Realizado nos dias 11 e 12 de julho, no auditório do Centro Diocesano da Pastoral Dom Expedito Lopes, da Diocese de Oeiras, o evento reuniu servidores, vereadores, prefeitos e a sociedade civil.

O diretor da EGC, conselheiro Kleber Eulálio, destacou o papel do TCE-PI em promover capacitações para os jurisdicionados do Piauí. “O Tribunal de Contas proporciona, através deste evento, um momento especial para todos os cidadãos piauienses, aproximando a estrutura do Tribunal e trazendo aprendizado e experiência para a sociedade”, afirmou.

O procurador do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Pinheiro Junior, deu as boas-vindas aos participantes e reafirmou o compromisso da corte de contas piauiense com seus municípios, destacando a importância do evento para o fortalecimento da administração pública no Piauí.

Os participantes foram recepcionados pelo Grupo Bandolins de Oeiras, formado por estudantes dos Núcleos de Cultura das escolas municipais, que interpretaram músicas populares brasileiras e piauienses.

A Jornada do Conhecimento abordou sobre condutas vedadas em relação à propaganda no período pré-eleitoral e às convenções partidárias, além de abordar a comunicação na campanha eleitoral. Para o advogado e Presidente da Comissão de Relacionamento da OAB-PI com o TCE-PI, Welson Oliveira, “Nossa palestra tratou dos cuidados especiais neste período eleitoral para aqueles que atuam na administração pública e possuem a intenção de serem candidatos neste ano”.

Outros temas abordados durante os dois dias de evento incluíram a nova Lei de Licitações como instrumento de eficácia nas contratações públicas municipais, a necessidade do fortalecimento das controladorias internas para uma gestão eficiente, a reforma da previdência para os municípios, a apreciação do parecer prévio do TCE pelo Poder Legislativo Municipal, o julgamento das contas anuais e a atuação do TCE-PI no planejamento e aplicação da política de saúde pública.

Antônio Silva, servidor público municipal, ressaltou a importância desse tipo de evento: “A Jornada do Conhecimento é uma oportunidade única para os jurisdicionados se prepararem para fazer o melhor pela administração pública”.

Na sua 13ª edição, “As Jornadas do Conhecimento do TCE-PI reforçam o compromisso da instituição com a educação e a orientação dos gestores públicos, promovendo uma gestão cada vez mais qualificada e alinhada aos princípios da boa governança. Este esforço contínuo contribui significativamente para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população piauiense”, destacou Valéria Leal, diretora-executiva da Escola de Gestão e Controle.

Durante todo o evento, foram sorteados livros doados pelo advogado Welson Oliveira e pelo escritor e jornalista Zózimo Tavares, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nos temas debatidos nas apresentações.

Certificação e Acesso ao Material

Todos os participantes da Jornada do Conhecimento que assinaram a lista de presença terão acesso ao certificado de participação a partir do dia 16 de julho, emitido pela EGC. Além disso, os materiais apresentados pelos palestrantes estarão disponíveis no site da EGC, na seção de eventos, facilitando o acesso e a consulta aos conteúdos abordados durante a Jornada.