O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) farão uma live na próxima quinta-feira (13) para divulgar os resultados da pesquisa nacional sobre teletrabalho. O questionário apresentou 83 perguntas, para as quais 7.555 servidores ativos e/ou com algum vínculo de trabalho com os tribunais, de um total de 20.413 apresentaram respostas, compondo uma amostra substancial de 37% do total da população.
32 Tribunais de Contas aderiram à iniciativa, representando 97% da totalidade das cinco regiões do País. A live será direcionada a todos os membros dos Tribunais e aqueles que compõem o Ministério Público de Contas em cada estado, além de todos os demais servidores. A live será dia 13, às 14h, veiculada pelo canal do YouTube do CNPTC (https://www.youtube.com/cnptc).
A pesquisa resultou de iniciativa dos integrantes do Comitê de Gestão de Pessoas, vinculado ao IRB e coordenada pela Escola de Contas Públicas do Tribunal do Estado do Espírito Santo. A robustez da amostra assegura que os resultados apresentam um nível de confiança de 99% e erro amostral de 5%, considerado excelente para análise de dados estatísticos.
O levantamento aponta que, apesar de todas as vantagens e interesses apontados pelos respondentes sobre o teletrabalho, é necessário ter infraestrutura adequada, acesso a recursos tecnológicos, acompanhamento assíduo dos gestores e ampliação de oferta de capacitação na modalidade à distância.
A pesquisa também contribui com dados sobre as competências técnicas e gerenciais que precisam ser desenvolvidas e sinaliza o comportamento emocional do grupo de respondentes durante a pandemia.