O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da direção da Escola de Gestão e Controle (EGC), esteve em Fortaleza, Ceará, para conhecer, in loco, as boas práticas nas áreas de Comunicação e Capacitação, desenvolvidas pelo TCE cearense. A equipe, composta pelo diretor geral da EGC, conselheiro Kleber Eulálio; pela diretora executiva, auditora Valéria Leal; pelo jornalista e assessor da EGC, Zózimo Tavares, e a arquiteta Karla Barbosa, foi recepcionada na segunda (26) e nessa terça-feira (27). Os servidores do TCE Piauí foram recebidos pelo presidente da Corte de Contas cearense, conselheiro Valdomiro Távora, que destacou a importância da troca de experiências exitosas entre os Tribunais de Contas do país.
No registro, o conselheiro Kleber Eulálio, do TCE-PI, com os conselheiros da Corte cearense, Patrícia Sabóia e Valdomiro Távora, que preside o TCE-CE
Na segunda-feira (26), a equipe de Comunicação Social do TCE-CE, coordenada pela jornalista Kelly de Castro, conversou com os servidores do TCE Piauí sobre as ações realizadas pela área, a produção dos programas de TV [Acontece TV], de rádio [Conexão Cidadão] e o projeto de criação do estúdio, onde também são gravadas as videoaulas da Escola de Contas. O espaço foi construído em 2021, a partir do projeto estratégico Comunicação 4.0, com o objetivo de garantir mais qualidade acústica e técnica aos produtos de comunicação do Tribunal.
Na terça-feira (27), a comitiva foi ao Instituto Plácido Castelo, onde foi recebida pelo diretor-geral da Escola de Contas cearense, Luis Eduardo Menezes. Além da Biblioteca Ministro Raimundo Girão, viram a exposição fotográfica “Mulheres Plurais”, feita em parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza. Luis Eduardo falou sobre as iniciativas da Escola de fortalecer o controle social, com destaque para a implantação da disciplina eletiva “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas” nas escolas da rede estadual de ensino, e o TCEduc, programa de orientação continuada de gestores, que percorre todo o Ceará. Também foi feita uma visita ao Instituto Rui Barbosa (IRB), cuja subsede fica nas dependências da Corte cearense, e ao Plenário do Edifício 5 de Outubro, após realização da Sessão Plenária.
De acordo com o conselheiro Kleber Eulálio, “as boas práticas do TCE Ceará serão ‘copiadas’ e adaptadas à realidade local. A ideia é montar um estúdio para gravação de programas similar, no Tribunal de Contas do Piauí”. Na ocasião da visita, o conselheiro Kleber Eulálio participou da gravação do “Acontece TV”, no quadro “Entrevista da Semana’”.
Confira mais registros da visita técnica.
Com informações e fotos do TCE Ceará.