Conheça a biblioteca do Tribunal de Contas do Piauí

, em Destaques, Notícias

Para Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”. Criada na década de 90, a biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) promove cidadania, prestação de serviços e incentivo à leitura e à aprendizagem, aos servidores e à comunidade externa, contribuindo, assim, para a formação do país, segundo eternizou Monteiro Lobato.

Com 1.500 obras disponíveis, sobre as mais diversas áreas, como Direito, Economia, Contabilidade, Administração, Finanças, Tributação, Engenharia Civil e Processamento de Dados, por exemplo, além de livros em braile, literatura piauiense e acervo do Diário Oficial do Estado, a biblioteca do TCE Piauí é uma das opções piauienses para a imersão no universo rico que a leitura proporciona. 

Para além do grande acervo, a biblioteca dispõe, ainda, de espaço físico moderno e confortável, com 09 cabines de estudo individual, 03 salas de estudo em grupo (que comportam até três pessoas), e, também, apoio especializado da bibliotecária Eveline Oliveira, servidora do Tribunal. O funcionamento é das 7h30 às 20h, de segunda a sexta-feira, e, em média, recebe 40 visitantes por semana.

A bibliotecária Eveline Oliveira explica como funciona o processo de doação de livros para a biblioteca. “Nós temos alguns pré-requisitos para doação. Antes, recebemos uma lista para fazer a avaliação para verificar se o que as pessoas estão querendo doar se enquadra no acervo. Também verificamos a atualização desses livros”, disse.

 

Curiosidades sobre a biblioteca

Você sabia? A biblioteca dispõe de um grande acervo de diários dos municípios, que são regularmente consultados pela população, principalmente, por ex-servidores. As principais buscas são sobre portarias e questões de aposentadoria. Os documentos registram os atos oficiais desde a década de 40. 

A biblioteca oferece serviço de empréstimo de livros por sete dias, podendo, ainda, ser renovado, para servidores e estagiários, e ainda disponibiliza consulta para o público externo.

 

Colhendo bons frutos

Em toda sua história, a biblioteca do TCE Piauí desempenha papel social de construção de pontes, em especial, a do conhecimento e do sucesso profissional, como aconteceu com a ex-servidora, Júlia Leal. Quando consultora de gabinete da Corte de Contas piauiense, usava o espaço da biblioteca para estudar e conseguiu aprovação em um concurso público, e hoje atua como auditora fiscal do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Para ela, a biblioteca ocupou um lugar importante de sua vida. “A biblioteca do TCE Piauí foi meu ambiente de estudos por alguns anos. Como usuária, sou muito grata, pois lá encontrei, além de um ambiente agradável de estudos, servidores acolhedores, verdadeiros amigos. Assim, agradeço por esse relevante serviço que o TCE presta e disponibiliza a toda a sociedade”, contou.

 

Convite

O conselheiro substituto e diretor geral da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), Jackson Veras, convida a todos para que conheçam a biblioteca e aproveitem o espaço para aprimorar o conhecimento. “Fica o convite para que todos que queiram estar aqui venham ao Tribunal de Contas consultando esses livros e buscando conhecer mais da história piauiense, da história do Tribunal de Contas ou quaisquer áreas do conhecimento”, finalizou. A biblioteca é vinculada à administração da EGC.

O Art. 1º da Lei nº 13.696 assegura a Política Nacional de Leitura e Escrita como estratégia permanente para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil. O TCE Piauí fornece dispositivos para fomentar a leitura e construção de conhecimento, tanto para seus servidores, como para a comunidade externa. A Corte de Contas piauiense acredita no saber como ferramenta de transformação social.

 

VISITE A NOSSA BIBLIOTECA!

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, de 07h30 às 20h

Endereço:

Tribunal de Contas do Estado do Piauí
Av. Pedro Freitas, 2100, Centro Administrativo
Teresina-PI

Contato:

(86) 3215-3933