O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) foi o primeiro a elaborar um Plano de Logística Sustentável (PLS), implantado em 2018. A informação foi dada pela conselheira Lilian Martins, na conferência que proferiu no II Seminário Regional de Políticas de Sustentabilidade. O evento se realiza na Universidade Federal do Piauí, através do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.
O Seminário foi aberto na terça-feira (01) e se encerra nesta quinta-feira (03/10), no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras na UFPI. Tem como tema central “Governança global ambiental e políticas públicas de sustentabilidade”.
A conselheira Lilian Martins participou da mesa “O Impacto da Agenda 2030 da ONU e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Políticas Públicas”. Ela fez uma explanação sobre a relevância do debate em torno da questão ambiental e da sustentabilidade e deteve-se na abordagem dos itens 16 e 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os tópicos tratam respectivamente da “Paz, Justiça e Instituições Eficazes” e das “Parcerias e Meios de Implementação” dos ODS’s.
A conselheira é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Coordenadora do Comitê de Logística Sustentável do TCE-PI. Ela informou que os Tribunais de Contas assumem nova postura e novos compromissos com a sociedade, pois acrescentaram à sua atividade de fiscalização iniciativas como as de avaliação das políticas públicas e de acompanhamento das políticas ambientais e de sustentabilidade. A nova Lei de Licitações, lembrou, traz o desenvolvimento sustentável como princípio.