A conselheira Lilian Martins, presidente do TCE Piauí, está em Belo Horizonte-MG, onde participa de programação do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). Os trabalhos iniciaram nessa terça-feira (26), na sede do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), com a 2ª Reunião Ordinária de 2022 do CNPTC, para tratar de assuntos relevantes ao sistema de Controle Externo. A reunião marcou a volta dos encontros presenciais da entidade, que, desde 2020, só se reunia ordinariamente em modo exclusivamente virtual.
O presidente do CNPTC, Joaquim de Castro (TCMGO), o vice-presidente, conselheiro Adircélio de Moraes (TCE-SC), o secretário geral, João Antônio da Silva Filho, realizaram a abertura do evento, que contou com a presença do presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro, Edilberto Pontes (TCE-CE), do presidente do TCE-MG, Mauri José Torres Duarte, do presidente do Bloco Brasileiro da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), conselheiro Marco Peixoto (TCE-RS), e presidentes de 25 TCs.
O presidente do TCE-GO, Edson Ferrari, realizou apresentação sobre o Pacto Nacional pela Primeira Infância, iniciativa do CNJ que conta com a adesão de diversas instituições, como os tribunais de contas. O Pacto visa reduzir a vulnerabilidade social e garantir o direito das crianças desde o nascimento até os seis anos.
Os temas de interesse do Sistema Tribunais de Contas em tramitação no Congresso Nacional também foram debatidos. A exposição foi feita pelo presidente e pelo vice-presidente executivo da Atricon, conselheiro Cezar Miola e conselheiro Edilson de Sousa Silva, respectivamente. Ao final, o CNPTC apresentou um balanço das atividades desenvolvidas neste ano e as ações que pretende realizar.
Ainda nessa terça, ao final do dia, houve o lançamento do livro “Controle Externo do Século XXI: Homenagem a Sebastião Helvécio, Conselheiro, Educador e Cidadão do Mundo”, coordenado por Cláudio Couto Terrão e Durval Ângelo Andrade e lançado pela Editora Fórum. O livro também conta com a participação de outros conselheiros e, entre eles, a conselheira Lilian Martins, que escreveu um artigo direcionado ao conselheiro Sebastião Helvécio.
Conselheira Lilian Martins prestigiando o lançamento do livro ao lado de autores e co-autores.
Já nesta quarta-feira (27), a presidente do TCE Piauí, conselheira Lilian Martins, participa, ainda Belo Horizonte-MG, do Seminário “O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O CONTROLE A SERVIÇO DA CIDADANIA —
Homenagem a Sebastião Helvecio; Conselheiro, Educador e Cidadão do Mundo”, no Auditório Vivaldi Moreira, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
O evento é uma organização do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), da Associação dos
Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACOM), e ocorre durante toda esta quarta-feira, debatendo temas como o Controle e a Cidadania, a Inteligência Artificial nos órgãos de Controle, entre outros.