Conselheira Rejane Dias apresenta ações do TCE-PI em Fórum de Ouvidorias das Américas

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí marcou presença no I Fórum de Ouvidorias das Américas, iniciado na última quarta-feira (22), seguindo até esta sexta (24), em Brasília-DF. A conselheira Rejane Dias participou do evento representando a Corte de Contas piauiense e apresentou as ações do TCE-PI em palestra proferida sobre “Democracia e Governança”, ao lado da ouvidora-geral do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Eliana Pinto, além do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz; do juiz do TRE-PA, Rafael Fecury, e do ouvidor-geral do MESP, Aureliano Vogado.

O Fórum, promovido pela Ouvidoria Geral do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), traz como tema principal “Os desafios da participação cidadã nas instituições do nosso continente”, refletindo uma valorização das Ouvidorias como instrumento político e consolidação da democracia e construção de políticas públicas.

O evento também funcionou como intercâmbio de boas práticas de gestão, debates democráticos, formulação de propostas e articulação do poder público, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Em sua apresentação, Rejane Dias destacou ações da Corte de Contas do Piauí, como as capacitações promovidas através da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), as Jornadas do Conhecimento, que levam informação e capacitação aos municípios, parcerias com outros órgãos e o recém-lançado projeto “Primeira Infância na Conta Certa”, voltado para a fiscalização e aprimoramento das políticas públicas que refletem no desenvolvimento e bem estar das crianças piauienses de zero a seis anos.

“O Tribunal de Contas do Piauí tem um enorme potencial de mobilização popular, como podemos ver nas Caravanas realizadas nos municípios. Além disso, tem buscado cada vez mais a participação social, a eficiência na efetividade das políticas públicas e um serviço público de qualidade”, ressaltou a conselheira, que também é Controladora do TCE-PI e membro do Comitê da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), entidade direcionada para pesquisa, estudo, investigação sobre métodos e controle na fiscalização de competência dos Tribunais de Contas do país.

 

Fotos: Roberta Alinne.