• Conselheiro Kennedy Barros é reeleito presidente do TCE Piauí

    , em Destaques, Notícias

    O conselheiro Kennedy Barros foi reconduzido hoje (17), por unanimidade, à Presidência do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) para o biênio 2025/2026. Como vice-presidente foi eleito o conselheiro Kleber Eulálio e para a Corregedoria foi eleita a conselheira Lilian Martins. O conselheiro Abelardo Vilanova será o novo ouvidor e a conselheira Flora Izabel comandará a Controladoria Interna. Para presidir a Primeira e a Segunda Câmaras foram eleitas, respectivamente, as conselheiras Rejane Dias e Waltânia Alvarenga.

    O conselheiro substituto Jaylson Campelo foi reeleito auxiliar da Presidência, enquanto os conselheiros substitutos Delano Câmara e Allisson Araújo foram eleitos para auxiliar a Ouvidoria e a Controladoria, respectivamente. O conselheiro substituto Jackson Veras será auxiliar da Corregedoria.

    Ao final da votação, o conselheiro Kennedy Barros disse que em seu novo mandato vai continuar dando prioridade ao acompanhamento das políticas públicas, sem descuidar da fiscalização e da formação de gestores e controladores sociais através de oficinas, seminários e jornadas nas diversas regiões do Estado. Para ele, “evitar o desperdício é a missão dos órgãos de controle, pois isso evita que os recursos oriundos dos impostos cobrados aos cidadãos tomem destino diverso daquele que não seja atender as suas necessidades”, disse.

    “Agora mesmo, o TCE está promovendo o acompanhamento da transição municipal e realizará quatro seminários em Teresina, Bom Jesus, Parnaíba e Picos, atendendo todos os municípios das regiões citadas, para orientar os gestores que estão saindo a não cometerem erros que podem gerar consequências graves e, ainda, aos gestores que vão assumir em janeiro, para que estes tenham consciência da necessidade da boa aplicação dos recursos públicos”, reforçou o presidente reeleito.

    Kennedy Barros foi empossado conselheiro do TCE Piauí em 02 de agosto de 2002. Foi corregedor no biênio 2003/2004 e, em seguida, em 2009 a 2010, exerceu o cargo de vice-presidente, chegando à Presidência, pela primeira vez, no biênio 2011/2012.

    Foi controlador em 2013 e 2014 e ouvidor em 2015 e 2016. Foi eleito presidente da Segunda Câmara em 2019 e 2020 e corregedor-geral em 2021 e 2022. É o atual presidente desde janeiro de 2023 e, agora, foi reeleito para o biênio 2025/2026.

    É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Direito do Estado. É mestre em Ciência Política, pela Universidade Federal do Piauí.